SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Quatro primeiros profissionais de Saúde são vacinados contra a Covid – 19, em Alagoinha do Piauí

Saúde - 12 de Fevereiro de 2021 - 23:23:38


...

O Dr. Manoel do Nascimento Rocha, de 68 anos, a enfermeira coordenadora da Vigilância Sanitária e Setor Covid — 19, Alane Maria de Sousa, o auxiliar técnico da equipe de combate e enfrentamento à pandemia da Covid — 19, Yudennis Gamboa Gonzalés e a Dra. Wendy Ribeiro de Paulo, receberam às quatro primeiras doses da vacina contra a Covid-19, aplicadas no município de Alagoinha do Piauí.

Em uma cerimônia simbólica que aconteceu na UBS Honorato Vicente de Lima, às quatro pessoas receberam por volta das 16h20 desta terça — feira, (19/01), a injeção com a vacina CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, em São Paulo.

Além das pessoas vacinadas, a cerimônia contou com a presença do prefeito Jorismar José da Rocha (PT), do vice-prefeito Cícero Alberto (PT), da Secretária de Saúde, Amélia Sá, a Amelinha, da profissional responsável pela aplicação da vacina, a técnica Edigevânia Arrais, e, demais profissionais da saúde.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o Dr. Nascimento falou emocionado sobre a vacina.

“Integro a equipe de saúde há 7 anos. Me sinto contente e feliz em ser uma das primeiras pessoas a serem vacinadas. E o sentimento é de gratidão, aos cientistas, gestores. Um esforço conjunto de diversas entidades nacionais e internacionais e que chega a um pequeno município que passa a imunizar seu povo. Obrigado”, disse.


A enfermeira e coordenadora da Vigilância Sanitária e Setor Covid — 19, Alane Maria de Sousa, falou do seu sentimento em ser vacinada. “Desde abril que estou à frente no combate a pandemia. Passa uma história em nossas mentes. Lembro das barreiras sanitárias, das campanhas. Esperança e gratidão me define nesta tarde. Vamos juntos eliminar à Covid — 19”, ressaltou.


O prefeito Jorismar Rocha, destacou que ao longo da pandemia sempre agiu com muita responsabilidade e zelo com a vida e aproveitou para agradecer a todos os profissionais que se dedicaram a cuidar de outras pessoas. “Desde o início da pandemia que temos tomado medidas de enfrentamento à Covid — 19 e hoje celebramos a chegada das primeiras 49 doses da vacina. Estou feliz demais em vivenciar este momento. Tivemos um aumento de casos muito grande município e esperamos que toda a população seja vacinada”, disse.


A Secretária de Saúde, Amélia Sá falou sobre a chegada da vacina no município. “Recebemos 34% de doses para vacinar nesta primeira fase os profissionais da saúde. Peço a todos paciência e compreensão ao tempo em que comunicamos que a medida que forem chegando novas doses de vacina, vamos imunizando a população. A esperança chegou. Mas ainda é preciso seguir os decretos e aguardar a imunização completa. Seguimos firmes”, disse.

“Vamos cumprir o Plano Nacional de Imunização contra a Covid — 19 e assim seguir todas as recomendações, para garantir a lisura e a transparência dessa vacinação. Combater e enfrentar o Coronavírus é uma luta nossa, sua e minha”, concluiu.

Chegada da vacina ao município:

A vacina chegou em Alagoinha do Piauí, no início da tarde desta terça -feira, dia 19 de janeiro, advinda da regional de Fronteiras – PI. As primeiras 49 doses da Coronavac é  destinada aos profissionais de saúde, com prioridade aos que estão na linha de frente no combate à pandemia, equivalente a 34%.

_Veja mais fotos: