Notícias

Audiência pública apresenta programação anual da administração municipal para 2020

Data de Publicação: 16/11/2019

Durante toda esta terça-feira (05), nos turnos manhã e tarde, foi realizada uma Audiência Pública no Fórum de Alagoinha do Piauí, com objetivo de explanar a Programação Anual do seguinte ano, 2020, referente a Prefeitura Municipal e departamentos.

Na ocasião estiveram presentes: o prefeito Jorismar Rocha acompanhado da primeira-dama e secretaria de Educação, Anatália Rocha; a secretária municipal de Saúde, Maria Amélia Lima de Sá Rocha, e demais representantes da prefeitura e departamentos municipais.

A abertura ficou a cargo da assessoria contábil do município, representado por Francivaldo onde foram apresentados os valores da receita até os dias atuais do ano em exercício de 2019 e traçado uma estimativa para o ano de 2020.

Em seguida cada departamento apresentou em sua pasta a programação anual para 2020, especifica por Secretaria. Na audiência ficou objetivo as ações a serem realizadas no ano vindouro pela atual gestão do prefeito Jorismar José da Rocha.

A Secretaria de Educação foi representada pela diretora do Departamento de Ensino, Adriana Rocha, que apresentou e justificou a relação dos programas a serem executados nos devidos prazos seguindo o calendário do ano letivo.

Dentre outros fatores, foram apresentadas pela professora Adriana Rocha demandas já realizadas pela Secretaria de Educação. Entre elas estão: Acompanhamento pedagógico individual; projetos de intervenção pedagógica; encontros de formação continuada com os professores; estudo da BNCC; ações previstas no PME 2015-2025; acompanhamento pedagógico para alunos com dificuldades de aprendizagem; atividades extra escolares (passeios culturais, aulas de campo, participação em eventos culturais, visita a museus e cinemas); execução dos programas Novo Mais Educação e Mais Alfabetização; participação nas Olimpíadas de Língua Portuguesa estadual e nacional, Olimpíada de Matemática; avaliações do SAEB, dentre outras.

Logo em seguida a apresentação da Secretaria de Educação, o assessor e assistente social, Tancredo Neves, representou a Secretaria Municipal de Assistência Social onde o mesmo explanou sobre o órgão.

“A Assistência Social discorreu sobre as principais metas e estratégias para o exercício de 2020. As ações propostas iniciam com o planejamento para o ano de 2020 e, logo em seguida, no mês de fevereiro, inicia a execução dos serviços, programas e projetos. O objetivo da Secretaria Municipal de Assistência Social de Alagoinha do Piauí é buscar o fortalecimento da Proteção Social Básica que visa a prevenção da ocorrência de vulnerabilidade primando pela proteção e inclusão social. A assistência social de Alagoinha do Piauí vem se destacando com base nos indicadores sociais do Ministério da Ciência em relação ao cumprimento de suas metas postas pelo pacto de aprimoramento da gestão do sistema único de assistência social local. Além do acompanhamento familiar realizado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Familiar, os programas sociais da assistência social buscam a inclusão da aquisição de renda e acesso às demais políticas setoriais (saúde, educação, cultura e previdência)”, explicou Tancredo.

A audiência teve em seus momentos finais apresentação da Secretaria de Saúde pela enfermeira, Francidaves Sá, que fez a demonstração da programação, onde ficou evidente o que será trabalhado mês a mês nas Unidades Básicas de Saúde, durante o ano de 2020.



PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHA DO PIAUÍ

CNPJ: 07.450.778/0001-41

  • Rua dos Três Poderes, 240 - Bairro: Centro - CEP: 64655-000 - Alagoinha do Piauí/PI
  • Telefone: (89) 3442-1124
  • E-mail: prefeituraapi@gmail.com